São Paulo,

Notas

 

Produtividade Food Services - Restaurante Eco Sustentável

 

Cada vez mais os consumidores em geral estão se preocupando com o meio ambiente e alimentação saudável, sejam em restaurantes comerciais como em corporativos.

Sabemos que a maioria dos empreendedores já se preocupam com esse tema e procuram atuar de forma sustentável, mas as vezes não podemos ser apenas sustentáveis, temos de demostrar que somos.

Para tanto desenvolvemos um programa com baixo custo para ajudar os restaurantes a serem efetivamente sustentáveis, inclusive para seus clientes.

Realizamos um check list eco sustentável, elaboramos um plano de ação junto a gestão e caso o % de atingimento das ações já estejam nos 80% instalamos uma comunicação no salão do restaurante, podendo ser customizada conforme a necessidade do cliente.

Analisamos seis pontos de eco sustentáveis:

•Insumos naturais;

•Menor consumo de energia elétrica, gás e água;

•Gestão de resíduos orgânicos;

•Logística reversa de descartáveis;

•Pouca Fritura;

•Saúde e bem estar.

 

Desejando implantar em seu restaurante ou desejando maiores detalhes encaminhe e-mail para clovis@adevivo.com.br

#produtividade #foodservice #ecosustentável #restaurante

Gestão Resíduos orgânicos

Esse é um tema onde procuramos “evitar” discutir mas é muito importante dentro de um restaurante, seja comercial ou corporativo, efetivamente temos que focar na redução da geração através de simples boas práticas como utilização de cascas de frutas, talos de verduras e legumes, cadenciamento da produção, etc.

 

Conforme o Ministério do Meio Ambiente os resíduos orgânicos representam metade dos resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil e podem ser tratados em várias escalas, desde a escala doméstica, passando pela escala comunitária, institucional (de um grande gerador de resíduos), municipal até a escala industrial, para a produção de fertilizante orgânico. Somados aos resíduos orgânicos provenientes de atividades agrossilvopastoris e industriais, os dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos indicam que há uma geração anual de 800 milhões de toneladas de resíduos orgânicos.

 

Então o desafio é como descarta-lo corretamente? Sugiro 3 alternativas, conforme características e tamanho do restaurante, a saber:

 

Biodigestor:Transforma o resíduo orgânico água;

Compostagem:Transformar o resíduo em adubo;

Trituradores:Reduz em até 85% o volume do resíduo orgânico

#produtividade #foodservice #restaurantecorporativo #gestãoresíduos

Compliance - Avaliação dos riscos

É importante para o sucesso de um programa de compliance que seja realizado um completo mapeamento dos riscos nos quais a empresa pode estar sujeita a ter.

Devemos registrar todos os riscos e definir os impactos que podem trazer a organização caso ocorram.

Esta avaliação deve considerar o ambiente interno e os fatores externos que impactam a empresa (regulação, fornecedores, parceiros, competição, relação com governo, etc.).

Com base nesse pilar do compliance deve-se elaboras os respectivos planos de ação para minimizar ou eliminar o respectivo risco.

#compliance #gestãoderiscos #transparência

Produtividade em Food Service - Autoatendimento

Esse processo consiste em deixar que o cliente se sirva sozinho, sem ter a necessidade de um colaborador porcionando (servindo). É um processo de aculturamento pois o cliente precisa respeitar o que está definido no contrato quanto ao consumo das proteínas. Eu associo esse processo a uma estratégia do oceano azul para nos diferenciarmos dos demais concorrentes do segmento.

 

Nesse caso otimizaremos colaboradores, mas temos a necessidade da existência de tecnologias de cobrança, podendo ser com PDV, Smartphones, etc.

 

Um monitoramento através de câmeras de vídeo pode ajudar no processo de “educação” junto aos clientes consumidores.

 

O autoatendimento pode favorecer a venda à vista, ou seja, deixar que o cliente se sirva livremente mas com o conhecimento das regras desse processo, ou seja, pode pegar proteínas adicionais sabendo que haverá uma cobrança adicional. A utilização de ramekin é fundamental para que o cliente se sirva da proteína com a respectiva gramagem correta.

 

#foodservice #produtividade #cozinhacorporativa #autoatendimento

Até onde devemos estar na crista da onda da Tecnologia?

A tecnologia da informação evolui muito rapidamente e apresenta um grade desafio aos gestores de TI nas corporações ou gestores de demais áreas em acompanhar, será realmente que precisamos estar 100% atualizados?

IA, IoT, Big Data, Machine Learning, Cloud Computing, são algumas das tecnologias que nos desafiam a entender e saber exatamente onde e como usar nas corporações. Entendemos que precisamos estar antenados e nos atualizando mas saber onde focarmos nossos esforços e investimentos.

Mas quantas empresas sabem exatamente qual seu custo de produção/CPV? Possuem indicadores/KPI consistentes para apoiar a alta direção nas todas de decisão diária. O fechamento contábil ocorre no 3 dia útil do mês? Esses 3 exemplos básicos estão presentes do dia a dia das corporações, e as tecnologias já existentes podem e devem dar o suporte necessário, portanto precisamos usar todos os recursos do ERP em conjunto com os tradicionais BI, dessa forma estaremos preservando os investimentos dos acionistas e consequentemente dando suporte ao crescimento e geração de riqueza a fim de possibilitar novos investimentos em novas tecnologias

#ERP #BI #tecnologiadainformação

Produtividade em Food Service - BioDigestor

O biodigestor transforma a maioria dos resíduos de alimentos em efluente. Seja sobra limpa ou resto Ingesta, uma vez instalado, você pode adicionar resíduos a qualquer momento, e seu subproduto em forma líquida é descartado automaticamente no ralo, ou captado para uso em irrigação de hortas ou jardins.

Com esse equipamento instalado não será mais necessária a câmara frigorífica para resíduos, portanto teremos ganhos de espaço, redução de custos com sacos plásticos, energia e retirada dos mesmos por empresas especializadas.

O uso é extremamente simples, adicione resíduos como frutas, casca, verduras, pães, massas, carnes, queijos, ensopados, cascas de ovos, entre outros, e o biodigestor cuida do resto. O processo é totalmente verde, livre do uso de quaisquer produtos químicos.

Já existe disponível no Brasil fornecedores que alugam o equipamento, a manutenção é semestral e por responsabilidade do mesmo, o próprio colaborador do restaurante pode operar e o local inicialmente indicado para a instalação é a área de devolução de bandejas.

Pode ficar ligado na Internet (Conceito IoT - Internet das coisas)

Desejando mais informações enviem e-mail para clovis@adevivo.com.br

#foodservice #produtividade #restaurantecorporativo #biodigestor

Produtividade

Através de estudo com cronoanalise conseguimos comprovadamente adequar entre 10 a 20% o quadro de funcionários, implementando e divulgando as melhores pratica dos processos.

#produtividade #foodservice

 

eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Podemos ajuda-lo nesse projeto que vai exigir tanto ou mais que um projeto de SPED Fiscal.

Maiores detalhes podem ser obtidos pelo site http://www.esocial.gov.br/

 

Controle de Despesas

Em uma economia cada vez mais competitiva o aumento da rentabilidade das empresas a muito deixou de ser obtida através de aumento de preço aos clientes, é preciso olhar para dentro das organizações e identificar potenciais custos que podem ter reduções, esse desafio pode parecer complexo e difícil mas por muitas vezes aplicando-se apenas as Melhores Praticas podemos obter ótimos resultados.

Vejamos um pequeno exemplo, sua empresa possui um tarifador telefonico? Sabe para onde e quanto tempo seus funcionários estão utilizando essa recurso? Não se trata de controle autoritário e sim de se estabelecer regras e procedimentos para o uso. Uma Gestão de Despesas bem realizada tem historicamente obtido para as corporações reduções efetivas entre 2% a 5%.

Empresas especializadas nesse tipo de projeto geralmente trabalham com uma condição de "Sucesso", ou seja, caso sua consultoria resulte efetivamente na redução de despesa ela é remunerada por um % do total reduzido.

Reflitam sobre o assunto.

 

 

Designed by NeoWare